A Política de Qualidade e Ambiente baseia-se num compromisso da empresa e da respetiva Gestão de Topo, em cumprir os requisitos da norma e desenvolver a sua actividade de transporte rodoviário de mercadorias, promovendo o respeito pelo meio ambiente através da prevenção da poluição e minimização dos impactos ambientais significativos associados. Paralelamente é nossa intenção a melhoria contínua dos processos que permitam o fornecimento de serviços que proporcionem níveis de qualidade adequados às necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas, nomeadamente a sociedade em geral.
A Política de Segurança baseia-se num compromisso que tem por base o cumprimento dos seguintes princípios e padrões gerais de actuação, nomeadamente nas questões SST, estando documentados, implementados e mantidos.
● Prevenção da Poluição e Gestão de Recursos: Prevenção do aumento da poluição e melhoria do comportamento ambiental da empresa pela via da minimização de impactes ambientais significativos. É igualmente nossa preocupação a utilização racional dos recursos naturais como a água e a energia.
● Satisfação do Cliente: Assegurar a satisfação do cliente através do cumprimento dos requisitos do serviço de transporte, nomeadamente na nossa qualidade e capacidade de resposta.
● Motivação, Formação e Sensibilização: Envolver todos os funcionários, designadamente através da formação, assim como os fornecedores, atendendo às suas necessidades de forma a motivá-los e sebsibilizá-los para as suas responsabilidades.
● Cumprimento da Legislação e outros Requisitos Aplicáveis: Cumprimento dos requisitos legais e outros aplicáveis no campo da Qualidade e Ambiente.
● Melhoria Contínua: Melhoria continua do desempenho ambiental e eficácia da Gestão da Qualidade através do estabelecimento e revisão anual de objectivos e metas que visem a optimização de processos e privilegiando a comunicação entre as partes interessadas.
● Prevenção de Acidentes e Gestão de Recursos: Prevenção de acidentes e incremento dos comportamentos seguros da empresa pela via da minimização de impactes potenciais significativos, nomeadamente os riscos SST, evitando lesões, ferimentos e danos para a saúde.
● Satisfação do Cliente: Assegurar a satisfação do cliente através do cumprimento dos requisitos do serviço de transporte, nomeadamente na nossa segurança e capacidade de resposta.
● Motivação, Formação e Sensibilização: Envolver todos os funcionarios e colaboradores, designadamente através da formação, atendendo às suas necessidades de forma a motivá-los e sensibilizá-los para as suas responsabilidades individuais de segurança.
● Cumprimento da Legislação e Outros Requisitos Aplicáveis: Cumprimento dos requisitos legais e outros aplicáveis no campo da Segurança, nomeadamente os perigos SST e ainda o acordo APETRO, sendo comunicada a todas as pessoas que trabalham sob o controlo da empresa.
● Melhoria Contínua: Melhoria continua do desempenho seguro e eficácia da Gestão da Segurança através do estabelecimento e revisão anual de objectivos e metas que visem a optimização de processos e privilegiando a comunicação entre as partes interessadas.
Objetivos Gerais da Qualidade e Ambiente
● Ir ao encontro das necessidades e expetativas dos Clientes e servi-los de forma eficaz e eficiente;
● Motivar os funcionários e fomentar um bom ambiente de trabalho;
● Assegurar as infraestruturas e equipamentos adequados e fornecedores empenhados;
● Assegurar o crescimento do negócio;
● Manter e melhor continuamente o Sistema de Gestão da Qualidade e do Ambiente;
● Garantir a prevenção da poluição, a gestão dos resíduos e a redução do consumo de Recursos Naturais.
Objetivos Gerais da Segurança
● Cumprimento dos Requisitos Legais de segurança e Normas da Empresa, estabelecendo objetivos quantificados;
● Assegurar a Prevenção de Acidentes, garantindo a segurança de produtos e bens;
● Assegurar a Saúde e Bem-estar dos Funcionários e terceiros;
● Garantir e Segurança das instalações.
Com o objectivo de melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes, a TML implementou um Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, representado pelos processos que descrevem as actividades necessárias à realização do serviço de transporte, ao desempenho Ambiental e à melhoria da Qualidade e Segurança.
A identificação dos processos, os quais têm sido desenvolvidos e melhorados ao longo dos anos de experiência da TML, teve por base uma abordagem sistemática. De acordo com esta abordagem, para cada processo foram fixados objetivos e metas, definidos indicadores de monitorização, que permitem determinar a eficácia da execução, e definidos os recursos necessários.
Atuar | Empreender ações para melhorar continuamente o desempenho dos processos. |
---|
Planear | Establecer os objetivos e os processos necessários para apresentar resultados de acordo com os requisitos dos clientes e a política da TML. |
---|
Executar | Implementar os processos. |
---|
Verificar | Monitorizar e medir os processos de prestação do serviço de transporte em comparação com a política, objetivos e requisitos para o serviço e reportar os resultados. |
---|
O Sistema de Gestão QAS da TML é formalizado pelo conjunto de documentação emitida, a qual se divide em quatro níveis de informação hierárquica constituída por:
Nível 1 | O Manual QAS apresenta os Processos e descreve o Sistema de Gestão QAS da TML de uma forma genérica e global. Apresenta a forma como a organização se compromete a cumprir os requisitos inerentes à Gestão QAS definidos e a Política da Qualidade, do Ambiente e da Segurança. |
---|
Nível 2 | Os Procedimentos descrevem o conjunto de atividades consideradas no âmbito do Sistema, tendo em conta as Normas NP EN ISO 9001:2008 e NP EN ISO 14001:2004 e OSHAS 18001 e NP 4397. |
---|
Nível 3 | As Instruções de Trabalho constituem o meio de clarificar pormenores e aspetos específicos da atividade de um determinado processo. O Manual do Motorista é um conjunto de Instruções de Trabalho, dirigidas aos Motoristas. |
---|
Nível 4 | Os Impressos são as matrizes de suporte aos registos da Qualidade e do Ambiente, os quais constituem evidências objetivas da aplicação prática do Sistema. Os Documentos Externos são provenientes dos Clientes, Fornecedores e dos requisitos Legais e Outros. |
---|